|
|
Registros recuperados : 22 | |
10. | | BOLFE, E. L.; BOLFE, A. P. F.; TROVATTO, C.; BERGAMASCO, S. M. P. P. Formação de agentes de ATER em sistemas agroflorestais: a experiência da região sudeste. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 7., Brasília, DF, 2009. Anais... Brasília, DF: SBSAF: Embrapa, 2009. 4 p. Biblioteca(s): Embrapa Territorial. |
| |
15. | | BOLFE, E. L.; BOLFE, A. P. F.; BERGAMASCO, S. M. P. P.; FERREIRA, M. C. Sistemas agroflorestais e sua potencialidade como serviços ambientais na agricultura familiar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 7., Brasília, DF, 2009. Anais... Brasília, DF: SBSAF: Embrapa, 2009. 4 p. Biblioteca(s): Embrapa Territorial. |
| |
Registros recuperados : 22 | |
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Territorial. |
Data corrente: |
11/05/2010 |
Data da última atualização: |
26/04/2019 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
BOLFE, E. L.; BOLFE, A. P. F.; TROVATTO, C.; BERGAMASCO, S. M. P. P. |
Afiliação: |
EDSON LUIS BOLFE, CNPM; Ana Paula Fraga Bolfe, Unicamp; Cassio Trovatto, DATER/MDA; Sonia Maria P. P. Bergamasco, Unicamp. |
Título: |
Formação de agentes de ATER em sistemas agroflorestais: a experiência da região sudeste. |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 7., Brasília, DF, 2009. Anais... Brasília, DF: SBSAF: Embrapa, 2009. |
Páginas: |
4 p. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este trabalho apresenta a experiência de realização de capacitação e formação em sistemas agroflorestais para técnicos de assistência técnica e extensão rural da região sudeste, num curso de 80 horas, denominado Extensão Rural e Sistemas Agroflorestais: especificidades e práticas que teve o objetivo de sensibilizar e envolver técnicos de nível médio e superior para a implantação e manejo de sistemas agroflorestais junto a grupo de agricultores familiares. O referido curso foi realizado numa parceria entre o (MDA), através de seu (DATER) da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), e a Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) num projeto denominado Redescobrindo Saberes: novos caminhos da ATER. Foram abordados temas como a contextualização e problematização da ATER em Sistemas Agroflorestais, histórico de uso e ocupação dos biomas da região Sudeste, princípios de ecologia e sustentabilidade florestal; classificação de tipos de sistemas agroflorestais e seus princípios ecológicos e socioeconômicos; planejamento, implantação, manejo, sistematização e monitoramento de sistemas agroflorestais; políticas públicas. As aulas tiveram reflexões teóricas em articulação com práticas vivenciadas, com a finalidade de estimular a participação dos alunos do curso em processos reflexivos, partindo de suas percepções e conhecimentos, de modo a propiciar a construção coletiva do conhecimento e sua aplicação prática. Um resultado importante baseado na teoria e vivência prática foi a de construção de conceitos pelo grupo, e outro, o comprometimento com a temática, bem como a preocupação com a continuidade das discussões gerais e mais pontuais. MenosEste trabalho apresenta a experiência de realização de capacitação e formação em sistemas agroflorestais para técnicos de assistência técnica e extensão rural da região sudeste, num curso de 80 horas, denominado Extensão Rural e Sistemas Agroflorestais: especificidades e práticas que teve o objetivo de sensibilizar e envolver técnicos de nível médio e superior para a implantação e manejo de sistemas agroflorestais junto a grupo de agricultores familiares. O referido curso foi realizado numa parceria entre o (MDA), através de seu (DATER) da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), e a Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) num projeto denominado Redescobrindo Saberes: novos caminhos da ATER. Foram abordados temas como a contextualização e problematização da ATER em Sistemas Agroflorestais, histórico de uso e ocupação dos biomas da região Sudeste, princípios de ecologia e sustentabilidade florestal; classificação de tipos de sistemas agroflorestais e seus princípios ecológicos e socioeconômicos; planejamento, implantação, manejo, sistematização e monitoramento de sistemas agroflorestais; políticas públicas. As aulas tiveram reflexões teóricas em articulação com práticas vivenciadas, com a finalidade de estimular a participação dos alunos do curso em processos reflexivos, partindo de suas percepções e conhecimentos, de modo a propiciar a construção coletiva do conhecimento e sua aplicação prática. Um resultado importante basead... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agroecologia; Capacitação profissional; PNATER. |
Categoria do assunto: |
K Ciência Florestal e Produtos de Origem Vegetal |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPM-2010/2806/1/04tema02.pdf
|
Marc: |
LEADER 02417nam a2200193 a 4500 001 1783296 005 2019-04-26 008 2009 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aBOLFE, E. L. 245 $aFormação de agentes de ATER em sistemas agroflorestais$ba experiência da região sudeste.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 7., Brasília, DF, 2009. Anais... Brasília, DF: SBSAF: Embrapa$c2009 300 $a4 p. 520 $aEste trabalho apresenta a experiência de realização de capacitação e formação em sistemas agroflorestais para técnicos de assistência técnica e extensão rural da região sudeste, num curso de 80 horas, denominado Extensão Rural e Sistemas Agroflorestais: especificidades e práticas que teve o objetivo de sensibilizar e envolver técnicos de nível médio e superior para a implantação e manejo de sistemas agroflorestais junto a grupo de agricultores familiares. O referido curso foi realizado numa parceria entre o (MDA), através de seu (DATER) da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), e a Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) num projeto denominado Redescobrindo Saberes: novos caminhos da ATER. Foram abordados temas como a contextualização e problematização da ATER em Sistemas Agroflorestais, histórico de uso e ocupação dos biomas da região Sudeste, princípios de ecologia e sustentabilidade florestal; classificação de tipos de sistemas agroflorestais e seus princípios ecológicos e socioeconômicos; planejamento, implantação, manejo, sistematização e monitoramento de sistemas agroflorestais; políticas públicas. As aulas tiveram reflexões teóricas em articulação com práticas vivenciadas, com a finalidade de estimular a participação dos alunos do curso em processos reflexivos, partindo de suas percepções e conhecimentos, de modo a propiciar a construção coletiva do conhecimento e sua aplicação prática. Um resultado importante baseado na teoria e vivência prática foi a de construção de conceitos pelo grupo, e outro, o comprometimento com a temática, bem como a preocupação com a continuidade das discussões gerais e mais pontuais. 653 $aAgroecologia 653 $aCapacitação profissional 653 $aPNATER 700 1 $aBOLFE, A. P. F. 700 1 $aTROVATTO, C. 700 1 $aBERGAMASCO, S. M. P. P.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Territorial (CNPM) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|